Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O RAPAZ DAS ILHAS

23
Jun17

O reencontro com os snacks da Combos e as memórias da base das Lajes

Direitos Reservados

 

Passando pelo site de uma empresa portuguesa que comercializa produtos de vários países reencontrei snacks da Combos. São uns pequenos biscoitos salgados com variadíssimos recheios – viciantes, diga-se - que são fabricados nos Estados Unidos. Não consigo precisar a idade que tinha quando os descobri - era um rapazola que devia andar na primária - mas sei que foi numa das muitas idas com a minha avó Maria (avó paterna) para a lavandaria dos americanos, na base das Lajes, onde ela era costureira.

 

A lavandaria tinha três costureiras e três rececionistas, e os sábados eram rotativos porque apenas era preciso uma de cada. Prevenia-me quase sempre dos sábados que calhavam à minha avó Maria, para decidir se ia passar esse fim-de-semana a casa dela ou da minha avó Lusa (avó materna que era funcionária pública e, portanto, não trabalhava aos sábados), isto porque onde me parecesse mais interessante era para onde eu ia. Penso que é importante esclarecer que na minha infância nunca estudei aos fins-de-semana, aliás acho que não foi só nessa altura. E quando me obrigavam, fingia que o fazia, e por baixo do livro tinha uma folha onde, sorrateiramente, ia escrevendo assuntos de danças de carnaval ou simulando uma lista de fiados e brincando aos tasqueiros.

Quando decidia ir para a base era assim: saíamos de casa cedinho e passávamos na Chica, o mini-mercado onde a minha avó trocava os pretos (moedas, claro) por notas e me comprava sumo e bolachas para levar. O almoço variava entre pizza e hambúrgueres que a Mónica, a Madalena, ou a Lúcia, conforme a que estivesse de serviço, faziam o favor de ligar para o 31 (um estabelecimento de fast food confecionado com produtos americanos) a encomendar e onde eu ia a pé buscar – a viagem era curta, claro. Junto com a encomenda trazia sempre uma ou duas bolas de gelado cobertas por chocolate quente e chantili. Umas 2 horas depois de almoçado, se não estivesse muito sol – porque eu era gordo e não gostava de suar - ia ao Caça e Pescas (uma loja de materiais para desporto e snacks americanos junto ao 31) e abastecia-me para o resto do dia e do fim-de-semana. Era aqui que comprava os famosos snacks da Combos. Comi tantos, experimentei vários sabores, mas nada como os de recheio de pizza de pepperoni. Ah! Também era fã do Hershey´s de Cookies´n´Creme e comprava um na máquina automática do BX (um estabelecimento comercial para os militares norte-americanos em que os portugueses eram, sem dúvida, os melhores clientes. Então no Natal, nem se fala de como a malta “rapava” as prateleiras.) sempre que ia visitar a minha tia que lá trabalhava. Mas atenção, nada que pagasse os famosos snacks que estão na origem deste texto.

Não se fique com a ideia de que a única coisa que eu fazia na base era comer. Era, de facto, algo que fazia fora do normal, mas também brincava que me fartava. Garanto.

Enfim. Cresci, a minha avó reformou-se, a Chica passou a ser o Aki Perto do Posto Um, o 31, assim como o Caça e Pescas, o BX, e até a lavandaria dos americanos fecharam, há muitos menos militares norte-americanos, e…há uns anos que não petisco snacks com recheio de pizza de pepperoni da Combos.

 

 

Segue-me nas redes

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

2 dedos de conversa

2 Dedos de Conversa com Vítor Moura

Vítor Moura em 2 Dedos de Conversa 😮🎥 Segue O RAPAZ DAS ILHAS aqui: > Blog: https://bit.ly/2JJrl4W > Instagram: https://bit.ly/2r99Rbh (@orapazdasilhas) > Youtube: https://bit.ly/2EuIjRw Vê o último 2 Dedos de Conversa, com Patrícia Matos, aqui: https://bit.ly/2JHZJwQ * Para melhor visualização do vídeo deves ativar a definição HD

Publicado por Rodrigo Pereira em Domingo, 27 de Maio de 2018

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D