Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O RAPAZ DAS ILHAS

18
Ago17

Férias no Pico (Açores) #5: Passeio às Lajes

Copyright O Rapaz das Ilhas

 

Como já referi, sempre que possível, os domingos são os dias de pastar – fazer nenhum, se assim preferirem. Como estou de férias é um bocado relativo ser domingo ou não, mas, por acaso, no que passou fui com a Carolina e com os cotas – os meus avós – dar uma volta pelo Pico. Virei para o lado das Lajes – uma das três vilas da ilha – e foi mesmo lá que fomos parar.

 

No que toca à cultura baleeira, as Lajes é, sem sombra de dúvida, a mais importante vila dos Açores e, arrisco-me a dizer, da Europa. Durante anos esta era a principal atividade desta terra. Homens – que tinham outra atividade para além da baleação – deixavam tudo, quando o vigia tocava a sirene, deitavam ao mar os botes, e enfrentavam estes que são os maiores animais do mundo. Muitos foram os botes revirados por baleias e uns quantos os baleeiros que morreram ao tentar caçá-las para exportar tudo o que de valioso tinham. Hoje a caça à baleia é apenas uma recordação e uma orgulhosa identidade deste povo. É possível perceber tudo isto mais aprofundadamente no Museu dos Baleeiros, localizado no centro da vila.

 

Como faço por qualquer local que passo, andei pela zona histórica da vila, embebedei-me com a sua beleza natural e, claro, sentei-me numa esplanada a tomar uma Coca-Cola e uns peanuts. E ficou por aqui o passeio. Quer dizer, regressamos a casa, não pensem que ainda estou preso nas Lajes – que piada otária.

Copyright O Rapaz das Ilhas

Copyright O Rapaz das Ilhas

Copyright O Rapaz das Ilhas

Copyright O Rapaz das Ilhas

 

Segue-me nas redes

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

2 dedos de conversa

2 Dedos de Conversa com Vítor Moura

Vítor Moura em 2 Dedos de Conversa 😮🎥 Segue O RAPAZ DAS ILHAS aqui: > Blog: https://bit.ly/2JJrl4W > Instagram: https://bit.ly/2r99Rbh (@orapazdasilhas) > Youtube: https://bit.ly/2EuIjRw Vê o último 2 Dedos de Conversa, com Patrícia Matos, aqui: https://bit.ly/2JHZJwQ * Para melhor visualização do vídeo deves ativar a definição HD

Publicado por Rodrigo Pereira em Domingo, 27 de Maio de 2018

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D