Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O RAPAZ DAS ILHAS

18
Fev18

2 dias em Évora #1

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

 

Finalmente conheci o Alentejo, ou uma pequena parte dele. Nunca lá tinha estado e para primeira paragem optei por Évora, a cidade a que chamam de “capital do Alentejo”. Em dois dias podia até ter conhecido mais e ter saído do centro da cidade, mas a ideia que me/nos levou lá era mesmo descansar e conhecer o que fosse possível, sem grandes pressas, nem passo apressado, por isso optei por ficar apenas dentro das muralhas.

 

No Alentejo senti-me em casa por dois motivos: há pronúncia, embora não muito acentuada, e os velhinhos dão “bom dia” ao passarem por nós na rua. Os cotas de Lisboa raramente o fazem, mas também gosto muito deles, atenção.

 

Quanto à ideia de os alentejanos serem lentos e preguiçosos, esqueçam isso. Assim que cheguei a Évora só via gente a correr por todos os lados e em todas as ruas, a caminho do hotel o taxista quase atropelou um tipo – parece que estava a decorrer um peddy paper. Ah! E encontrei uma “Travessa do Bagulho”, portanto de santinhos estes nossos amigos não têm nada – estou a brincar, ok?

 

Fiquei no Stay Hotel Évora Centro. O espaço não é um sonho, mas também não é mau. O staff é simpático e atencioso, a limpeza não falha e a grande vantagem é que em três minutos, a pé, estamos na Praça do Giraldo, o coração da cidade.

 

O primeiro local que visitei foi um restaurante, pois com certeza, e era tão bom, mas tão bom que voltei lá para almoçar no dia seguinte e reuni conteúdo suficiente para fazer uma publicação só sobre ele. Posso já acrescentar que se chama “O Templo” e que foi um dos melhores sítios por onde já passei.

 

Depois, segui para a Praça do Giraldo – até porque chegar a Évora e não tirar logo uma foto aqui não é fixe – e visitei também a igreja de Santo Antão. Um aspeto positivo na cidade é que não faltam locais para quem quer rezar.

 

Um local a (também) não perder em Évora é o jardim público. Para além do ambiente calmo, típico destes locais, simpáticos pavões estão constantemente a passar por nós e podem também ser vistos a descansar nas Ruínas Fingidas (ficam dentro do jardim). Numa visita ao jardim o Palácio de Dom Manuel não passará despercebido. É um dos edifícios mais bonitos da capital alentejana, contruído em 1468 sob a ordem de D. Afonso V.

 

No final de tarde do primeiro dia por lá, visitei o Templo de Diana, o famoso templo romano que vemos nos livros de história do básico e que ajudou o centro histórico de Évora a ser classificado Património Mundial, pela UNESCO. Este monumento foi construído no século I d.C. e se associamos à deusa romana da caça, Diana, talvez estejamos induzidos em erro por uma lenda do século XVII. Acredita-se que na verdade o templo tenha sido uma homenagem ao imperador Augusto (fundador do Império Romano).

 

Quem chega ao templo, dá uns passinhos para trás deste e visita também o Jardim Diana, que tem uma vista incrível para parte da cidade.

 

A ser todo o Alentejo como Évora, é muito giro e vale mesmo a pena visitar. Nos próximos dias partilho convosco o segundo dia da estada.

 

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRIGHT O RAPAZ DAS ILHAS

COPYRITGHT O RAPAZ DAS ILHAS

Segue-me nas redes

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

2 dedos de conversa

2 Dedos de Conversa com Vítor Moura

Vítor Moura em 2 Dedos de Conversa 😮🎥 Segue O RAPAZ DAS ILHAS aqui: > Blog: https://bit.ly/2JJrl4W > Instagram: https://bit.ly/2r99Rbh (@orapazdasilhas) > Youtube: https://bit.ly/2EuIjRw Vê o último 2 Dedos de Conversa, com Patrícia Matos, aqui: https://bit.ly/2JHZJwQ * Para melhor visualização do vídeo deves ativar a definição HD

Publicado por Rodrigo Pereira em Domingo, 27 de Maio de 2018

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D